sexta-feira, 2 de agosto de 2013

Atendimento Educacional Especializado




Somos todos artistas


 
ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO



Diante de toda essa política voltada para inclusão, estamos nos encaminhando para uma educação diversificada, onde o aluno com deficiência passa a frequentar a escola comum com recursos e serviços especializados para seu atendimento, proporcionando-o melhores condições de permanência e desenvolvimento escolar.

O professor de AEE tem como função organizar o Atendimento Educacional Especializado na Sala de Recursos Multifuncionais, seus horários, número de atendimento e os recursos pedagógicos e de acessibilidade a serem utilizados pelo aluno com deficiência em todos os espaços escolares, dando-lhes mais autonomia e independência.

É de sua responsabilidade, apoiar o professor desses alunos na busca de recursos e estratégias pedagógicas para facilitar seu aprendizado. Ele deverá buscar a interdisciplinaridade de seu trabalho com os serviços de saúde, assistência social, família e demais espaço em que o aluno esteja frequentando ou aguardando atendimento.

Ele ainda é responsável por realizar o estudo de caso desse aluno, que será elaborado a partir da observação realizada dentro do ambiente escolar e através de entrevistas realizadas com família, professor da classe e demais profissionais da saúde que o atendem.

Diante de todas as informações coletadas, o professor do Atendimento Educacional Especializado poderá verificar as potencialidades e dificuldades deste aluno, para poder aperfeiçoar as estratégias a serem utilizadas, pensando no seu desenvolvimento cognitivo, afetivo e social.

Então, é elaborado o Plano do AEE, com ações a serem desenvolvidas para atender as especificidades deste aluno, possibilitando-o o acesso e o conhecimento escolar, garantindo a sua permanência na escola.

         Neste plano estarão definidos os objetivos a serem trabalhados com o aluno com deficiência na Sala de Recursos Multifuncionais e sala de aula, por determinado período, pois ele deve ser modificado de acordo com as respostas do aluno e conhecimentos adquiridos pelo professor.  

Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina.

(Cora Coralina)
         Portanto, todas as práticas realizadas pelo professor do Atendimento Especializado, são exclusivamente pensando no desenvolvimento, aprendizagem e socialização deste aluno nas escolas da rede regular de ensino.

3 comentários:

  1. Oi, Clarice!
    Achei bem interessante a parte em que citaste que a professora do Atendimento Educacional Especializado deve buscar a interdisciplinaridade, trazendo exemplos de outras áreas. Também acredito que seja de suma importância esta busca, mesmo que, na maioria das vezes, não tenhamos sucesso.
    Beijo

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  2. Olá, Clarice!

    Concordo contigo, realmente o professor para desenvolver um trabalho de qualidade precisa antes de qualquer posicionamento em relação ao aluno do AEE conhecê-lo, e isto só será possível desenvolvendo o estudo de caso,conhecendo então suas potencialidades e limitações.
    Abraços

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  3. Clarice, realmente é importante pensarmos na interdisciplinaridade, pois temos que levar nosso aluno a participar de todos os ambientes e aprendizagens da escola e fora dela. A vida nos ensina que não somos únicos e que temos que aprender a compartilhar conhecimentos. E o nosso aluno precisa saber também!

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