terça-feira, 1 de outubro de 2013

Blocos Lógicos



A Construção do processo de aprendizagem através dos Blocos Lógicos.


            Os Blocos Lógicos são pequenas peças geométricas, criadas na década de 50 pelo matemático húngaro Zoltan Paul Dienes, são bastante eficientes para que os alunos exercitem a lógica e evoluam no raciocínio abstrato. Foram utilizados de modo sistemático com crianças pelo psicólogo russo Vygotsky (1890-1934), quando ele estudava a formação dos conceitos infantis.
Apresentam-se da seguinte maneira:
Forma: quadrado, retângulo, triângulo e círculo
Tamanho: pequeno e grande
Cor: amarelo, vermelho e azul
Espessura: grosso e fino

Acredito que não somente o AEE, mas todos devam trabalhar de maneira lúdica, através de jogos, brincadeiras, materiais concretos e atividades que venham a proporcionar as crianças o prazer de brincar e aprender, expondo suas criações, manifestando seus desejos, emoções e elaborando a construção do seu conhecimento.
A partir desta visão, convém lembrar a posição de Kishimoto quando afirma:
Ao permitir a manifestação do imaginário infantil, por meio de objetos simbólicos dispostos intencionalmente, à função pedagógica subsidia o desenvolvimento integral da criança (2001, p. 83).
O brincar para uma criança é algo sério e muito importante, pois as brincadeiras e os jogos têm a função de socializar e integrar a todos dentro e fora do espaço escolar.
O manuseio e a exploração dos blocos lógicos fará com que iniciem a formação de conceitos e as primeiras operações lógicas, como correspondência e classificação. 

Alguns objetivos específicos:
  • Identificar as cores, formas, espessuras e tamanhos;
  • Desenvolver percepções visuais, auditivas e táteis;
  • Desenvolver o raciocínio lógico;
  • Ouvir e recontar histórias;
  • Estimular a coordenação e a criatividade ao montar figuras a partir das peças;
  • Desenvolver a motricidade fina e coordenação motora;
  • Valorizar a criatividade individual;
  • Incentivar a expressão oral e o desenvolvimento da linguagem;
  • Proporcionar integração do grupo e conhecimento dos blocos lógicos;
  • Desenvolver conceitos lateralidade como: em cima, embaixo, dentro, fora, de um lado, do outro, etc.;

Atividades
*Colocar em cada mesa uma caixa de Blocos Lógicos, incentivando-os a brincarem com as peças, fazendo as suas construções. Observar como as crianças manipulam e qual a sequência lógica que é dada nas suas construções.  Enquanto eles brincam, fazer as seguintes perguntas para despertar sua observação:
  
Ø  Vocês conheciam os Blocos Lógicos?
Ø  O que vocês estão fazendo?
Ø  Alguém sabe o nome de alguma dessas peças?
Ø  Alguém sabe as cores das peças?
Ø  Todas as peças são iguais?
Ø  O que tem de diferente?

*Após, orientar as crianças a separar os blocos por cores, formas, tamanhos e por último pela espessura.
*A seguir solicitar que comecem a empilhar as peças. Cada aluno irá pegar uma peça e colocar em cima da que o colega acabou de colocar, e assim consecutivamente, fazendo uma torre e cuidando para que ela não caia. 


*Apresentação de slides com data show da história: “Turma da Mônica e as Formas Geométricas” de Maurício de Souza e Yara Maura Silva. Após pedir para que falem sobre o que mais gostaram e quais os objetos formados a partir das formas geométricas que eles se recordam.

  
*Espalhar formas geométricas coloridas pela sala de aula e pedir que eles as encontrem. Incentivar a dizerem o nome e a cor. Pedir que colem esta figura em uma folha e que a partir dela façam um desenho.

*Registrar as formas geométricas com colagem, onde poderão ser usadas diferentes técnica como: mosaico; pintura a dedo, pincel ou lápis, mas sempre procurando usar somente as cores primárias.

    
             


*Bingo com figuras
Distribuir cartelas com os desenhos de todas as figuras. As peças são colocadas todas dentro de um saco. A professora retira uma peça e a descreve: um quadrado, vermelho, grosso, pequeno. O aluno que tiver o desenho em sua cartela tem o direito de colocar um botão sobre a figura para marcar os lugares. Quem primeiro completar suas cartelas vence o jogo.

*Tapete das formas
Colocar no chão um tapete feito em TNT com figuras geométricas nas cores primárias coladas nele. Apresentar aos alunos 3 (três) dados: 1(um) nas cores primárias, 1 (um) com as formas e 1 (um) com as partes do corpo que deverá ser colocada sobre a forma.
Dividir a turma em pequenos grupos. Um a um jogarão os dados, para descobrir a forma, cor e qual a parte do corpo que irá colocar na figura. 


Segue alguns links para aprofundar mais o assunto.




BIBLIOGRAFIA
KISHIMOTO, M.T. Jogo, brinquedo, brincadeira e a educação. Cortez editora. 5ºed São Paulo, 2001.

8 comentários:

  1. Clarice! Parabéns pela escolha e pela amplitude da proposta. Conseguistes demonstrar que é possível explorar, criar e ampliar a atividade, trabalhando várias áreas do desenvolvimento! Marizete.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Marizete!
      Eu adoro trabalhar com os Blocos Lógicos, tanto na SRM, como nas turmas que realizo os atendimentos institucionais, pois eles nos abrem um leque de possibilidades imenso.

      Excluir
  2. Clarice! Adorei a tua sugestão, traz um leque de possibilidade, sendo de fácil perceber que os jogos são recursos que devem fazer parte de nossa ação pedagógica. Viajei com a tua escolha.Isabel

    ResponderExcluir
  3. Oi, Clarice! Está muito bacana tua sugestão de trabalho. Também costumo utilizar os blocos lógicos em sala de aula e a criançada adora. Uma das formas que utilizo é solicitar a eles que identifiquem as formas nos objetos que estão a nossa volta, inclusive nos espaços abertos. É uma viagem bacana!
    Bom trabalho!

    Estela

    ResponderExcluir
  4. Oi, Clarice!!
    Adorei a tua sugestão de jogo pedagógico. Muito rica e com várias opções de aplicabilidade com aluno com DI. Eu costumo utilizar muito este jogo na minha sala de aula.

    ResponderExcluir
  5. Olá, Clarice!
    Adorei sua sugestão, gosto muito de trabalhar com Blocos Lógicos. Este jogo contempla várias formas de representação da criança, contribuindo para sua aprendizagem e desenvolvimento infantil. Oportuniza a construção do conhecimento, respeitando o ritmo e as capacidades de cada um.

    ResponderExcluir
  6. Realmente conseguimos trabalhar muitos conceitos com os blocos lógicos que servem de para novos conceitos como de igualdade, diferença, maior , menor entre outros.

    ResponderExcluir
  7. Clarice a sua atividade está perfeita para explorar o conhecimento e aprendizagem de todos os alunos,O lúdico traz uma contribuição importante para o desenvolvimento da criança.

    ResponderExcluir