
A
Deficiência Múltipla é associada a duas ou mais deficiência, juntas em uma
determinada pessoa, sejam elas de ordem mental, física, sensorial,
comportamental e social, que interferem diretamente ou indiretamente no
desenvolvimento cognitivo, social e afetivo destas pessoas.
Estas
apresentam algumas necessidades básicas como o desenvolvimento corporal, para
que possam perceber o mundo em que vivem com equilíbrio, harmonia e autonomia. Segundo
Bosco/Mesquita/Maia (2010), “O corpo é a realidade mais imediata do ser humano.
A partir e por meio dele, o homem descobre o mundo e a si mesmo. Portanto,
favorecer o desenvolvimento do esquema corporal da pessoa com surdocegueira ou
com deficiência múltipla é de extrema importância”.
Eles
necessitam que seja respeitado o seu tempo para a aprendizagem e inteiração
social, e que sua capacidade de aprendizado seja estimulada e diversificada num
ambiente escolar acolhedor e inclusivo. Conforme Bosco/Mesquita/Maia (2010), “Os
espaços escolares e sua organização precisam refletir a vontade de incluir, não
só com construção de rampas, banheiros acessíveis, sinalização e alargamento de
corredores, mas com posturas pedagógicas que incentivem a livre circulação de
todos os alunos e, especialmente, das pessoas com deficiência”.
As
pessoas com surdocegueira e deficiência múltipla possuem potencialidade que
devem ser observadas e muito bem exploradas através de recursos como: objetos
com significados, objetos que antecipem a atividade, caixas de antecipação,
calendários diversos, murais, tecnologia assistiva, maquetes e cartazes,
instrumentos estes que o auxiliarão no desenvolvimento das diferentes
linguagens.
Referências
BOSCO, Ismênia C. M. G; MESQUITA,
Sandra R. S. H.; MAIA, Shirley R. Coletânea UFC-MEC\2010: A Educação
Especial na Perspectiva da Inclusão Escolar - Fascículo 05: Surdocegueira e
Deficiência Múltipla (2010).
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