sábado, 7 de junho de 2014

TEA E OS CONCEITOS MATEMÁTICOS




Utilizar métodos visuais concretos e lúdicos facilita a aprendizagem de conceitos matemáticos por pessoas com TEA, pois muitos não possuem atrasos cognitivos, portanto, faz-se necessário a utilização de práticas pedagógica que o incentive a aprender e interagir com o meio de maneira significativa e prazerosa. Apostando nesta ideia apresento a seguir uma atividade personalizada com o Boardmaker, para a exploração dos conceitos igual e diferente.
Segundo BEZ e PASSERINO, “Percebe-se que nos casos de Transtorno do Espectro Autista, há falhas na interação nos sujeitos, causando déficits de comunicação. Nestes casos, é preciso encontrar uma forma de apoiar seu desenvolvimento comunicacional, a Comunicação Alternativa se apresenta justamente para esta utilização”.
Está atividade destina-se a alunos com TEA nas séries iniciais, que poderão ser utilizados no AEE e Sala de aula.




Descrição de imagem:
Uma atividade de matemática com o tema sobre "igual" e "diferente" foi construída com o Boardmaker.
Utilizando a "escrita com símbolos" está a pergunta: Qual é o igual? Visualiza-se então o símbolo de uma boneca. Abaixo estão três opções de símbolos: "carro", "boneca" e "sorvete". O aluno deverá apontar a resposta correta.
Logo abaixo está à outra pergunta sobre "qual é o diferente?" e visualiza-se o símbolo da "borboleta". Abaixo duas opções de resposta: "vaca" e "borboleta".

Bibliografia:

BEZ, M. R.; PASSERINO, L. M. Viajando pelos caminhos da comunicação: Tecnologia móvel SCALA com crianças com autismo incluídas na educação infantil. In: Liliana Maria Passerino; Maria Rosangela Bez; Ana Cristina Cypriano Pereira; Adriana Peres. (Org.). Comunicar para Incluir. 1ed.Porto Alegre: CRBF, 2013, v. 1, PP. 173-193.

 



Nenhum comentário:

Postar um comentário