Utilizar
métodos visuais concretos e lúdicos facilita a aprendizagem de conceitos matemáticos
por pessoas com TEA, pois muitos não possuem atrasos cognitivos, portanto,
faz-se necessário a utilização de práticas pedagógica que o incentive a
aprender e interagir com o meio de maneira significativa e prazerosa. Apostando
nesta ideia apresento a seguir uma atividade personalizada com o Boardmaker,
para a exploração dos conceitos igual e diferente.
Segundo
BEZ e
PASSERINO, “Percebe-se que nos casos de Transtorno do Espectro
Autista, há falhas na interação nos sujeitos, causando déficits de comunicação.
Nestes casos, é preciso encontrar uma forma de apoiar seu desenvolvimento
comunicacional, a Comunicação Alternativa se apresenta justamente para esta
utilização”.
Está
atividade destina-se a alunos com TEA nas séries iniciais, que poderão ser
utilizados no AEE e Sala de aula.
Descrição de imagem:
Uma atividade de matemática com o tema
sobre "igual" e "diferente" foi construída com o
Boardmaker.
Utilizando a "escrita com
símbolos" está a pergunta: Qual é o igual? Visualiza-se então o símbolo de
uma boneca. Abaixo estão três opções de símbolos: "carro",
"boneca" e "sorvete". O aluno deverá apontar a resposta
correta.
Logo abaixo está à outra pergunta sobre
"qual é o diferente?" e visualiza-se o símbolo da "borboleta".
Abaixo duas opções de resposta: "vaca" e "borboleta".
Bibliografia:
BEZ, M.
R.; PASSERINO, L. M. Viajando pelos caminhos da comunicação: Tecnologia móvel
SCALA com crianças com autismo incluídas na educação infantil. In: Liliana
Maria Passerino; Maria Rosangela Bez; Ana Cristina Cypriano Pereira; Adriana
Peres. (Org.). Comunicar para Incluir. 1ed.Porto Alegre: CRBF, 2013, v. 1, PP.
173-193.
http://www.assistiva.com.br/ca.html
- acesso em 07/06/14.
Nenhum comentário:
Postar um comentário